BOAS VINDAS

Prezado visitante!

Seja bem-vindo ao blog EDUCAÇÃO!

O propósito deste blog é criar um espaço de discussão sobre a amplitude da palavra educação e suas particularidades.

Deixe seu comentário nos assuntos aqui postados pois é fundamental sua reflexão e contribuição.

Não deixe de interagir!

Obrigada pela sua visita e volte sempre quiser.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO SEXUAL

O tema “sexualidade” ainda tem sido visto, muitas vezes, como tabu, como algo que não precisa ser comentado para não despertar o interesse pelos adolescentes. Porém, diante da realidade atual, observa-se que a desinformação só tem contribuído para o aumento do índice de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), gravidez nesta faixa etária e experiências psicossexuais prematuras as quais podem acarretar prejuízos no desenvolvimento psicológico. Meios de informação (Televisão, rádio, Internet, etc) têm contribuído para a educação dos adolescentes, na maioria das vezes, com informações e imagens equivocadas. Esta influência, sendo a única forma que o adolescente tem de educação sexual, traz como conseqüência a imitação do que se é transmitido por estes meios, ocasionando o aumento dos índices já mencionados.

A educação sexual deveria ser iniciada em casa e complementada na escola e demais meios externos, como forma de se obter informação e, conseqüentemente, como meio de prevenção a temores atuais da sociedade em relação aos adolescentes, como AIDS, DST e gravidez precoce. Na maioria das vezes, a família dos adolescentes não cuida da educação sexual por não saber como lidar com esta questão. Em decorrência disto, evidencia-se a relevância de se tratar as questões de sexualidade na escola, visto ser este um local privilegiado de educação para as crianças e adolescentes.
 Para obter detalhes deste projeto, acesse o link abaixo:


Percebemos o quanto é necessário orientarmos nossos alunos para que estes despertem de forma sadia para a vida sexual. Pesquisas realizadas e relatadas no programa televisivo "Jornal Hoje"  apontam para o crescimento do números de adolescentes infectados pelo vírus HIV. Engana-se que pensou serem os meninos os maiores infectados. Para cada 06 meninos infectados têm-se um números de 10 meninas. É assustador pensar na proporção.
Nós, enquanto profissionais da área de educação, devemos refletir sobre de que forma podemos criar e incentivar projetos em nossas escolas que visem o esclarecimento de nossos alunos como também estimular a participação e esclarecer os pais sobre a importância de seu envolvimento na educação sexual de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário