BOAS VINDAS

Prezado visitante!

Seja bem-vindo ao blog EDUCAÇÃO!

O propósito deste blog é criar um espaço de discussão sobre a amplitude da palavra educação e suas particularidades.

Deixe seu comentário nos assuntos aqui postados pois é fundamental sua reflexão e contribuição.

Não deixe de interagir!

Obrigada pela sua visita e volte sempre quiser.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS

No Dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição para a palavra educação:

"Ato de educar; processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano; civilidade; polidez".

      Estamos vivendo em mundo globalizado e competitivo, com constantes transformações em todos os aspectos. As mudanças ocorrem de forma tão veloz que quando pensamos ter obtido a apropriação de determinado conhecimento, novas possiblidades de aprendizado surgem. Aprendemos a trabalhar e a inserir novas tecnologias em nossas atividades profissionais e pessoais. No entanto, ainda somos desconhecidos de nós mesmos. Os sentimentos, emoções, pensamentos, atrações, repulsas, simpatias e antipatias ainda são manifestadas de forma tão obscura e sem controle, atrapalhando dessa forma, os relacionamentos interpessoais. Tentamos diariamente, desenvolver habilidades tecnológicas e deixamos para depois as questões relativas a educação dos sentimentos.
      Os erros do outro são perfeitamente visíveis aos nossos olhos, contudo, não observamos de forma adequada e crítica nossos defeitos e tendências negativas.
      Você já se fez a seguinte pergunta: Tenho controle emocional? Sei lidar de forma adequada com os próprios sentimentos, trabalhando-os a cada circunstância?
      A visão de mundo é internalizada através da educação, seja ela familiar ou escolar. Tal visão reflete-se em nossos pensamentos, sentimentos, palavras, ações, crenças e valores.
      Através da convívência com o próximo, identificamos nossas reações indesejáveis de comportamento, mas, conseguimos discipliná-las?
      Para finalizar, através da educação de nossos próprios sentimentos e o desenvolvimento da inteligência emocional, alcançaremos o equilíbrio entre o pensar, sentir e agir, melhorando dessa forma nossas relações humanas e profissionais.

Autoria: Andréa Rolim


Nenhum comentário:

Postar um comentário