Para quem trabalha no Campus Sapucaia do Sul, este slogan é seu velho conhecido, pois, está em destaque na fachada da escola. E para aqueles que não o conhecem, podem encontrá-lo no calendário distribuído pelo meu grupo no final do Ciclo Intermediário.
Esse conjunto de palavras nos leva a refletir o sentido amplo da palavra educação e sua forte ligação com o ambiente educacional.
O que é educar para a vida?
Sabemos que a educação sob a visão escolar é a base para se construir uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Mas não é somente isso, educar para a vida é formar cidadãos conscientes de seu papel, formar seres humanos capazes de interagirem de forma saudável com mundo onde vive.
As pessoas carregam em sua formação todo o aprendizado proveniente do convívio familiar, da comunidade a qual pertencem e ambiente escolar e dessa forma são moldados para viver em sociedade.
Em tempos de intensa evolução no que se refere as tecnologias, paradoxalmente, encontramos tantas deficiências no que se refere a educação dos sentimentos, pois, diariamente assistimos a episódios de bárbaries, violências infundadas de todas as formas. O reflexo deste contexto é um triste cenário o qual vemos a falta de sentimentos como o amor ao próximo e a si mesmo, o respeito, a compaixão, a solidariedade.
Percebemos que EDUCAR PARA A VIDA, não é algo tão fácil quanto denota ser, exige dos pais, que são os primeiros educadores a construção e desenvolvimento desses pilares. Aos professores compete a complementação destes valores.
Quanto a preparar PROFISSIONAIS PARA O MUNDO, exige um conjunto de ações por parte dos educadores a fim de que possam desenvolver competências, habilidades e atitudes do educando, sendo estes capazes de desempenhar com eficiência suas responsabilidades e atribuições no mercado de trabalho. Esse legado de conhecimento possibilita oportunidades de carreiras promissoras, ou seja, a educação é base de tudo.
Finalizando minha exposição, mesmo estando afastada do Campus Sapucaia do Sul, pois, estou cedida para outro órgão, sinto enorme orgulho de fazer parte do grupo de servidores que o compõe. Tenho saudades da afetividade e dos amigos.
Autoria: Andréa Rolim
Autoria: Andréa Rolim
Oi Andréa, muito legal o teu blog. A foto com a Gabrielle está linda. Eu penso muito sobre a educação de nossos filhos. Penso que neste curso, nós e outros(as) colegas estamos plantando a semente de uma educação diferente para a geração de nossas filhas e futuras gerações. Alguns colegas que estão em sala de aula hoje já estão utilizando as novas ferramentas no processo ensino aprendizagem. Mudando de assunto, fazes muita falta lá no Campus Sapucaia. Também sentimos saudades.
ResponderExcluir